A GRANDE ESPERANÇA

A Origem da Igreja Adventista

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Turismo sexual é tema do Simpósio Quebrando o Silêncio


turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba 
 Estudantes de diversos cursos se reuniram para participar do Simpósio que discutiu a questão do turismo sexual na capital do Mato Grosso

Cuiabá, MT… [ASN] Com a chegada de turistas de todo o mundo para a Copa de 2014, há o risco de aumento significativo nos índices de exploração sexual e abuso contra crianças e adolescentes nas cidades que sediarão os jogos. Para ajudar a amenizar o problema, o projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja Adventista mundial, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo do Mato Grosso, realizou no dia 14 de maio o I Simpósio Quebrando o Silêncio do Estado, que teve como proposta prevenir e levar a população a denunciar esses agressores.
O encontro reuniu 300 pessoas, entre participantes, palestrantes e equipe de apoio. O público-alvo foram os universitários do curso de Serviço Social. Porém, estudantes de outras graduações como Pedagogia, Psicologia, Enfermagem e Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade de Várzea Grande (Univag) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) acompanharam o evento.
Em 2013, as seis unidades dos Conselhos Tutelares de Cuiabá registraram 2.960 denúncias, sendo 402 referentes a abuso sexual contra crianças e adolescentes. Diante desta realidade, neste ano o projeto trabalha a temática Turismo Sexual. A  integrante do Comitê Nacional de Exploração Sexual e uma das palestrantes do encontro, Dilma Carvalho, ressaltou a importância de ter participado do Simpósio.
turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba3“Quero agradecer a Igreja Adventista pelo convite e a todos que estiveram presentes no Simpósio para discutir sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes com foco no Turismo Sexual. Espero ter contribuído um pouco com a temática. Obrigada pela oportunidade”, comenta Dilma.
Nas ruas
Coral de adolescentes da Escola Adventista do bairro Centro América, em Cuiabá, com fita adesiva na boca e roupas pretas para representar a falta de voz de crianças abusadas para denunciar seus agressores
Já a professora Débora Meira, coordenadora do projeto Quebrando o Silêncio no Centro Oeste do Brasil, destaca a importância de contar com a ajuda de parceiros. “O grande diferencial deste Simpósio foi a parceria que fizemos com o poder público. Isso nos deu um grande respaldo para mostrar à sociedade a seriedade do nosso projeto. Aproveitamos também a oportunidade como instituição para reforçar os nossos valores quanto à família”, afirma.
O Simpósio é parte de uma ação de outro projeto da Igreja para as grandes cidades, que em Cuiabá se intitula “Cidade Esperança”. Seguindo a agenda de atividades, a próxima iniciativa em parceria com o Quebrando o Silêncio acontece no mês de agosto com uma grande mobilização nas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Os voluntários organizarão uma passeata contra a violência e maus tratos à mulher, à criança e o idoso.
Durante a Copa, integrantes do projeto Missão Calebe ajudarão a distribuir os informativos do projeto nos bares, hotéis e restaurantes. Além disso, a parceria anteriormente firmada com a Secretaria de Turismo Municipal garante que o órgão continue a distribuir revistas no formato infantil e adulto e folders do Quebrando o Silêncio em pontos turísticos da capital.
Multiplicação
Aos participantes foi enfatizado que se tornem multiplicadores da informação, motivando a população ao usar o disque 100 (denúncia anônima) com mais frequência “O Simpósio trouxe pra mim um enriquecimento na área do Serviço Social. Para nós que trabalhos com várias mazelas do meio social, o assunto, além de ser destaque e comovente, achei muito pertinente que ele tenha colocado esse tema em pauta”, destaca a estudante Cristiane Ribeiro de Souza, que cursa o 3º ano da graduação em Serviço Social.
Veículos de comunicação destacaram o encontro e os desdobramentos do tema
turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba2Palestraram no encontro a desembargadora do Tribunal de Justiça do MT, Clarice Claudino da Silva; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Norte), Rosana Greice de Aguiar; a integrante do Comitê Nacional de Exploração Sexual, Dilma Camargo; os advogados Luciana Melo e Antônio Espósito; o vereador Lilio Pinheiro; o procurado geral de Justiça do Ministério Público do MT, Paulo Prado e o secretário de Turismo Municipal, Marcus Fabricio.
Abaixo, veja a reportagem da TV Record. [Equipe ASN, Andreson Bastos]


http://noticias.adventistas.org/pt/noticia/projetos-sociais/turismo-sexual-e-tema-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário