Ao chegar à Escola Sabatina de certa igreja, desejei saber como estava marchando o “coração da igreja”. Então, comecei fazendo algumas perguntas ao diretor: Quantos alunos registrados? Qual a frequência de assistência? Quantos alunos
estudam diariamente a lição? Quantos alunos dão estudos bíblicos? Após uma pausa, o diretor respondeu que iria procurar esses dados, mas que algumas dessas perguntas, sem dúvida, não teriam resposta. Esta é a realidade de muitas igrejas
hoje; não conhecem algumas informações importantes de sua própria realidade, não sabem onde estão exatamente, não conhecem suas debilidades ou mesmo as suas fortalezas.
Próximo Sábado na Igreja Adventista Central de Buíque: Programa REENCONTRO. Venha reencontrar-se com Jesus. Ele sempre esteve com os braços abertos pra você. Só estava faltando marcar a data desse REENCONTRO. Agora você já sabe: Dia 13 de dezembro, sábado, 9 horas da manhã na Igreja Adventista Central de Buíque-PE.
Participação especial do irmão Jaimiro da cidade de Bezerros.
"E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito." Gênesis 37:28
Alguma vez você já se sentiu injustiçado, enganado, em amargura e revolta, e para sua surpresa os reveses sofreram uma mudança? Já passou pela experiência em que tudo parecia perdido, mas novas circunstâncias mostraram outra leitura, e os desacertos foram revertidos em seu benefício? Você teve algum plano que deu errado e, em meio às vidraças partidas, foi possível compreender que precisamente o que era visto como perda tornou-se ganho? Para aqueles que estão nas mãos de Deus, buscando sinceramente viver conforme Sua soberana vontade, não há coincidências. Os “golpes do acaso” tornam-se pela ação divina coobreiros de Deus para executar Seus desígnios. Os cristãos têm uma palavra para isso: providência.
O histórico Catecismo de Heidelberg descreve a providência divina de maneira bastante determinista: “Pelo Seu permanente e infalível poder, Deus sustenta Céus, Terra e todas as criaturas, e assim os governa de tal forma que, cara ou coroa, chuva ou seca, anos de fartura ou períodos de fome, saúde ou doença, prosperidade ou pobreza, todas as coisas de fato nos vêm não por acaso, mas das mãos paternas.”
A história de José é uma das mais claras demonstrações da providência divina em ação. Lançado num poço pelo ódio obstinado de seus irmãos, ele é providencialmente salvo pela intervenção de Rúben, seu irmão mais velho. Aos 17 anos, é vendido a beduínos que surgem no momento exato. No Egito, ele é providencialmente vendido a um alto oficial de Faraó. Por sua integridade, contudo, é lançado na prisão. O presente e futuro não poderiam parecer mais escuros. Nenhuma perspectiva. A história parecia terminar ali. Indefeso em terra estranha!
Entretanto, quando o drama é visto em seu alcance mais longo, as linhas que parecem pontas soltas, sem qualquer relacionamento ou propósito, começam a tomar forma. Os eventos absurdos começam a seguir direção inesperada. Interpretando o sonho de Faraó, José torna-se o segundo homem do Egito. Como fica claro mais tarde, é precisamente sua intervenção que salva da morte por fome o povo que Deus escolhera como depositário de Seus planos. Não por sorte ou acaso, as peças do quebra-cabeça se encaixaram afinal. O bordado apenas estava sendo visto pelo avesso.
Crianças e jovens devem
começar cedo a buscar a Deus; pois os primeiros hábitos e impressões
freqüentemente exercem poderosa influência sobre a vida e o caráter. Portanto o
jovem que desejar ser como Samuel, João e especialmente como Cristo, deve ser
fiel nas coisas mínimas, afastando-se de companheiros que planejam o mal e que
pensam que sua vida no mundo deve ser de prazer e condescendência egoísta.
Muitos dos pequenos deveres domésticos são passados por alto como de nenhuma
conseqüência; mas se as pequenas coisas são negligenciadas, os deveres maiores
também o serão. Vós deveis desejar ser homens e mulheres íntegros, com o
caráter sadio, puro e nobre. Começai a obra no lar; assumi as pequenas tarefas,
e fazei-as com exatidão e inteireza. Quando o Senhor vir que sois fiéis no
mínimo, confiar-vos-á maiores responsabilidades. Vede como construís, e que
espécie de material pondes no edifício. O caráter que agora estais formando,
será permanente como a eternidade.
Deixai que Jesus tome posse de vosso espírito, de vosso coração
e afeições; e trabalhai como Cristo trabalhou, cumprindo conscienciosamente os
deveres do lar, pequenos atos de abnegação e obras de bondade, empregando os
momentos diligentemente, mantendo-vos em constante vigia contra os pequenos
pecados e o coração agradecido pelas pequenas bênçãos, e tereis afinal tal
testemunho a vosso respeito como o que foi dado de João e Samuel, e
especialmente de Cristo: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em
graça para com Deus e os homens.” Luc. 2:52.The Youth”s Instructor, 3 de
novembro de 1886.
“Dá-Me o teu Coração”
Deus diz ao jovem: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração.” Prov.
23:26. O Salvador do mundo Se deleita em que as crianças e jovens Lhe dêem o
coração. Há talvez um grande exército de crianças que serão encontradas fiéis a
Deus por andarem na luz, assim como Cristo na luz está. Amarão ao Senhor Jesus,
encontrando prazer em agradar-Lhe. Não ficarão impacientes quando reprovadas;
mas alegrarão o coração do pai e da mãe com sua bondade, paciência, boa vontade
para fazer tudo quanto puderem para os ajudar a suportar os fardos da vida
diária. Através da infância e juventude, serão achados fiéis discípulos de
nosso Senhor. Mensagens aos Jovens, pág. 333.
Porto Alegre, RS… [ASN] Após 65 anos de casamento, Italvino (89) e Diva Possa (80) faleceram no mesmo quarto de hospital, de mãos dadas e com apenas 40 minutos de diferença no dia 3 de outubro. O casal frequentava a igreja adventista de Vila Jardim, na capital gaúcha, e era conhecido por seu companheirismo e amizade. O exemplo de amor e união do casal, até mesmo no momento da morte, virou destaque no portal de notícias das Organizações Globo, o G1, e no Jornal do Almoço da Rede Brasil Sul de Televisão (RSB), afiliada da Rede Globo.
Segundo os familiares e amigos, a história do casal marcou muitas pessoas não só pelo relacionamento entre os dois, mas pelo que faziam pelo próximo. “Eles eram pessoas muito missionárias. Enquanto podiam, saiam para dar estudos bíblicos e fazer visitas. Eram ativos participantes da Escola Sabatina e serão para sempre lembrados pelo jeito amável e cortês de serem”, comenta a amiga do falecido casal, Elena Brenner.
Missionários
Eles conheceram a Igreja Adventista há mais de 30 anos, mas foi Diva quem apresentou a Bíblia de forma diferenciada para o esposo. “Meu pai viajava muito por causa do trabalho. Minha mãe, que foi batizada primeiro, passou a colocar um livro de Ellen White em cada mala que fazia para ele viajar. Quando chegava no hotel, ele lia os livros e logo decidiu ser batizado também”, conta a filha do casal, Veramar Possa. “Desde então, eles sempre foram muito envolvidos na igreja, principalmente nas frentes missionárias.”
Veja a galeria que mostra um pouco da história do casal.
“Ele sempre ajudou no evangelismo e até foi pioneiro na Igreja Adventista em Maquiné, no Rio Grande do Sul. Já minha mãe ajudava muito as Dorcas (atual Ação Solidária Adventista – ASA), costurando roupas para doar às crianças carentes até o dia em que baixou hospital”, acrescenta a outra filha, Rosimar Possa.
Além da vida de serviço e amor abnegado para com o próximo, Italvino e Diva também sempre buscaram juntos levar uma vida mais saudável. “Meu pai fazia muita caminhada e tinha uma horta em casa. Minha mãe sempre gostou de colher as verduras e legumes que meu pai plantava no próprio quintal. Além disso, a dieta deles se completava com uma grande diversidade de frutas que plantavam, como uva, maracujá, banana, kiwi, entre outras”, relembra Veramar.
Casal morreu no mesmo quarto de hospital, de mãos dadas, com apenas 40 minutos de diferença.
“Como fator principal, eles tinham o hábito de ler a Bíblia juntos todas as manhãs e sempre realizavam o pôr do sol em família. Eram fiéis guardadores do sábado e buscavam honrar a Deus em tudo quanto faziam”, sublinha Rosimar.
O casal deixou 10 filhos, 14 netos e 6 bisnetos, além de um exemplo de amor e fidelidade a Deus que tem impactado vidas. [Equipe ASN,Andréia Silva / Fotos: Rosimar Possa - Arquivo Pessoal]
A chuvas temporã e serôdia, são usadas na Bíblia como um termo simbólico do derramamento do Espírito Santo. Esses termos estão relacionados com a estação das chuvas anuais da Palestina.
A chuva Temporã caía durante o outono no tempo de semear a terra garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava, por isso, essa chuva era necessária para fazer brotar a semente. A chuva serôdia caia durante as primeiras semanas da primavera antes da colheita, ela era necessária para fazer com que a plantação amadurecesse para a colheita.
Simbolicamente, a chuva Temporã significa o derramamento do Espírito Santo que aconteceu no início da igreja primitiva (Atos, capítulo 2). Essa manifestação do Espírito Santo, veio para germinar a semente do evangelho que estava sendo semeada.
A chuva Serôdia representa o derramamento do Espírito Santo que se manifestará nos últimos dias da história deste mundo e irá preparar a terra para a colheita que Cristo realizará na sua 2ª vinda..
Cremos que a chuva serôdia é um acontecimento futuro. No entanto é possível que individualmente recebamos “respingos” dessa chuva.
A chuva temporã capacitou os apóstolos para realizar sua obra prodigiosa. A chuva serôdia será um dos maiores acontecimentos da história da igreja. Tem dois propósitos principais:
a) Fortalecer o povo de Deus para enfrentar o tempo de angústia e estar em pé durante as 7 pragas.
b) Capacitar a igreja para dar o último alerta a este mundo caído (terminar a obra da pregação).
A promessa da chuva serôdia (dom do Espírito Santo) foi dada aos cristãos sob condições especiais. Precisamos sentir nossa pecaminosidade, submeter-nos completamente a Deus e buscar com fé e oração o poder do Espírito Santo.
A chuva temporã precisa ser experimentada hoje para que estejamos em condições de receber a chuva serôdia. Esse experimentar hoje é alcançado pela confissão e abandono de todo o pecado. É necessário estar disposto a ser usado e guiado pelo Espírito; eliminar todas as discussões e despojar-se completamente do Eu.
A grande questão agora é esta: que estamos nós fazendo, ou permitindo que Deus faça, para que venha sobre nós a chuva serôdia e logo Cristo volte à terra para nos buscar para o reino celestial?
Estudantes
de diversos cursos se reuniram para participar do Simpósio que discutiu
a questão do turismo sexual na capital do Mato Grosso
Cuiabá,
MT… [ASN] Com a chegada de turistas de todo o mundo para a Copa de
2014, há o risco de aumento significativo nos índices de exploração
sexual e abuso contra crianças e adolescentes nas cidades que sediarão
os jogos. Para ajudar a amenizar o problema, o projeto Quebrando o Silêncio,
iniciativa da Igreja Adventista mundial, em parceria com a Secretaria
Municipal de Turismo do Mato Grosso, realizou no dia 14 de maio o I
Simpósio Quebrando o Silêncio do Estado, que teve como proposta prevenir
e levar a população a denunciar esses agressores.
O encontro
reuniu 300 pessoas, entre participantes, palestrantes e equipe de apoio.
O público-alvo foram os universitários do curso de Serviço Social.
Porém, estudantes de outras graduações como Pedagogia, Psicologia,
Enfermagem e Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade de
Várzea Grande (Univag) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
acompanharam o evento.
Em 2013, as seis unidades dos Conselhos
Tutelares de Cuiabá registraram 2.960 denúncias, sendo 402 referentes a
abuso sexual contra crianças e adolescentes. Diante desta realidade,
neste ano o projeto trabalha a temática Turismo Sexual. A integrante do
Comitê Nacional de Exploração Sexual e uma das palestrantes do
encontro, Dilma Carvalho, ressaltou a importância de ter participado do
Simpósio.
“Quero agradecer a Igreja Adventista pelo convite e a
todos que estiveram presentes no Simpósio para discutir sobre a
violência sexual contra crianças e adolescentes com foco no Turismo
Sexual. Espero ter contribuído um pouco com a temática. Obrigada pela
oportunidade”, comenta Dilma.
Nas ruas
Coral
de adolescentes da Escola Adventista do bairro Centro América, em
Cuiabá, com fita adesiva na boca e roupas pretas para representar a
falta de voz de crianças abusadas para denunciar seus agressores
Já
a professora Débora Meira, coordenadora do projeto Quebrando o Silêncio
no Centro Oeste do Brasil, destaca a importância de contar com a ajuda
de parceiros. “O grande diferencial deste Simpósio foi a parceria que
fizemos com o poder público. Isso nos deu um grande respaldo para
mostrar à sociedade a seriedade do nosso projeto. Aproveitamos também a
oportunidade como instituição para reforçar os nossos valores quanto à
família”, afirma.
O Simpósio é parte de uma ação de outro projeto
da Igreja para as grandes cidades, que em Cuiabá se intitula “Cidade
Esperança”. Seguindo a agenda de atividades, a próxima iniciativa em
parceria com o Quebrando o Silêncio acontece no mês de agosto com uma
grande mobilização nas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Os
voluntários organizarão uma passeata contra a violência e maus tratos à
mulher, à criança e o idoso.
Durante a Copa, integrantes do projeto Missão Calebe
ajudarão a distribuir os informativos do projeto nos bares, hotéis e
restaurantes. Além disso, a parceria anteriormente firmada com a
Secretaria de Turismo Municipal garante que o órgão continue a
distribuir revistas no formato infantil e adulto e folders do Quebrando o
Silêncio em pontos turísticos da capital.
Multiplicação
Aos
participantes foi enfatizado que se tornem multiplicadores da
informação, motivando a população ao usar o disque 100 (denúncia
anônima) com mais frequência “O Simpósio trouxe pra mim um
enriquecimento na área do Serviço Social. Para nós que trabalhos com
várias mazelas do meio social, o assunto, além de ser destaque e
comovente, achei muito pertinente que ele tenha colocado esse tema em
pauta”, destaca a estudante Cristiane Ribeiro de Souza, que cursa o 3º
ano da graduação em Serviço Social.
Veículos de comunicação destacaram o encontro e os desdobramentos do tema
Palestraram
no encontro a desembargadora do Tribunal de Justiça do MT, Clarice
Claudino da Silva; a coordenadora do Centro de Referência Especializado
de Assistência Social (Creas-Norte), Rosana Greice de Aguiar; a
integrante do Comitê Nacional de Exploração Sexual, Dilma Camargo; os
advogados Luciana Melo e Antônio Espósito; o vereador Lilio Pinheiro; o
procurado geral de Justiça do Ministério Público do MT, Paulo Prado e o
secretário de Turismo Municipal, Marcus Fabricio.
Abaixo, veja a reportagem da TV Record. [Equipe ASN, Andreson Bastos]
Hoje (26) na Igreja Adventista central de Buíque foi uma bênção, louvamos a Deus com o coral Advento da Igreja do Recife que engrandeceu o Criador do universo com suas vozes. E o céu festejou por duas almas que entregaram-se a Cristo pelo santo batismo, esta família cada dia aumenta para Honra e Glória do Nosso Deus!
Onte nos visitou os irmãos de Abreu de lima, foi uma maravilha cultuamos a Deus e hoje (09/03) fomos fazer a trilha. contemplamos os cenários e as obras que Deus criou.
A TV NOVO TEMPO está completando neste mês 6 anos de existência em nossa cidade e quem recebe o presente são os buíquenses. HOJE, 23 de fevereiro, no CLUBE MUNICIPAL DE BUÍQUE,
às 4 horas da tarde, MARQUINHOS MARAIAL estará apresentando seu novo CD e
DVD pela gravadora Novo Tempo. A Entrada será gratuita para todos.
O
cantor e compositor Marquinhos Maraial fez sucesso durante muitos anos
no universo da música popular, inclusive fazendo parte da dupla "EDU E
MARAIAL" e retornou para Deus graças a TV Novo Tempo.
História do cantor
Marquinhos Maraial nasceu em uma família cristã na cidade de Belém de
Maria, em Pernambuco, porém, ainda na adolescência abandonou a vida
religiosa para se dedicar a música secular. Durante 25 anos Maraial
produziu músicas para grupos conhecidos como Banda Calipso, Luan
Santana, Ivete Sangalo, Araketu, Bruno e Marrone, entre outros. Além de
compor, Maraial também lançou quatro álbuns. Porém, o cantor diz que não
era feliz. “Quando eu olhava de cima do palco via as pessoas felizes e
quando o show terminava elas estavam acabadas, bêbadas, muitas
brigavam”, revela.
Conversão
Maraial conheceu a mensagem da TV
Novo Tempo através de sua esposa. Ela sempre ficava em casa com os
filhos durante os longos períodos de ausência do cantor. “Quando vi o
programa Está Escrito, com o pastor Fernando Iglesias, aquela mensagem
tocou meu coração e resolvi mudar de vida”, explica o cantor. Depois de
um período de estudos da palavra de Deus, Marquinhos Maraial, que também
era prefeito da cidade de Maraial, em Pernambuco, se batizou na IGREJA
ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA e diz que quer usar o seu talento apenas para
louvar a Deus. O Evento de hoje é patrocinado pela TV
NOVO TEMPO, CANAL 9 EM BUÍQUE, pela IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA e
pela PREFEITURA MUNICIPAL DE BUÍQUE, e contará com o som profissional
de EMANUEL MODESTO, o qual é muito amigo de Marquinhos Maraial e que já
fizeram parceria anteriormente nas gravações do conjunto CASCA DE ROMÃ.
LEMBRE-SE, HOJE, ÀS 4 HORAS DA TARDE, NO
CLUBE MUNICIPAL DE BUÍQUE, MARQUINHOS MARAIAL AO VIVO. Você não pode
perder. Seus amigos Adventistas do Sétimo Dia de Buíque-PE.